O xadrez é o jogo mais antigo do mundo que conhecemos, nem se sabe ao certo sua origem, citações colocam como China, Índia ou península da Arábia suas origens, a mais provável conta uma lenda árabe que o sábio brâmane Sisso queria moralizar o rei cruel Shahrâm, o sábio queria que o tirano entendesse, através do jogo, que o rei precisa, nas suas estratégias políticas e militares, de todas as partes do povo, mesmo as mais humildes. Começo com esta pequena história do xadrez para explorar neste trabalho a influencia que a psiquiatria pode ter no desenvolvimento do indivíduo dentro do tema: Xadrez na escola. Piaget escreve a respeito dos jogos na infância para a formação do adulto, segundo ele: “O jogo constitui o pólo extremo da assimilação da realidade no ego, tendo relação com a imaginação criativa que será fonte de todo o pensamento e raciocínio posterior” (Piaget, 1975, pág. 162) Como Lacan (2008, pág. 267) coloca em seu livro que a criança trás o conhecimento do inconsciente para a prática da vida real, ainda mais complicado poderá ficar se tivermos como base Melmann (2009, pag. 192) que coloca em seu livro citando Lacan que chama, ou teria chamado de confiança desmesurada de Freud depositando no Pai, onde ele fala sobre a relação pai-mãe-filho, mas tornando mais profundo a responsabilidade dos patriarcas em dar pré-conhecimento a seus filhos, para que de forma inconsciente adquiram passagens sobre lógica, raciocínio, conhecimento de letras e números, aspectos motores de deslocamento entre outros. Tudo como pré-disposição necessária e apresentada a criança para que no futuro ela o adote. E aonde entra a importância do xadrez no desenvolvimento do inconsciente da criança? É o que vamos tentar demonstrar ao longo deste trabalho.
Para instalar no Linux Educacional 3.0, vá em 1º passo ------- Iniciar / adicionar e remover programas (adept) 2º passo ------- Digite dreamchess em busca 3º passo ------- Seleciona o programa e manda fazer a instalação.
Para acessar o programa depois de instalado va em: Iniciar / Programas Educacionais / jogos / dreamchess
Piaget escreve a respeito dos jogos na infância para a formação do adulto, segundo ele: “O jogo constitui o pólo extremo da assimilação da realidade no ego, tendo relação com a imaginação criativa que será fonte de todo o pensamento e raciocínio posterior” (Piaget, 1975, pág. 162)
Como Lacan (2008, pág. 267) coloca em seu livro que a criança trás o conhecimento do inconsciente para a prática da vida real, ainda mais complicado poderá ficar se tivermos como base Melmann (2009, pag. 192) que coloca em seu livro citando Lacan que chama, ou teria chamado de confiança desmesurada de Freud depositando no Pai, onde ele fala sobre a relação pai-mãe-filho, mas tornando mais profundo a responsabilidade dos patriarcas em dar pré-conhecimento a seus filhos, para que de forma inconsciente adquiram passagens sobre lógica, raciocínio, conhecimento de letras e números, aspectos motores de deslocamento entre outros. Tudo como pré-disposição necessária e apresentada a criança para que no futuro ela o adote. E aonde entra a importância do xadrez no desenvolvimento do inconsciente da criança? É o que vamos tentar demonstrar ao longo deste trabalho.
Para instalar no Linux Educacional 3.0, vá em
1º passo ------- Iniciar / adicionar e remover programas (adept)
2º passo ------- Digite dreamchess em busca
3º passo ------- Seleciona o programa e manda fazer a instalação.
Para acessar o programa depois de instalado va em:
Iniciar / Programas Educacionais / jogos / dreamchess